Direito Empresarial

BC identifica nova suspeita de fraude bilionária envolvendo Banco Master e fundos da Reag

Autoridade monetária apontou operações suspeitas entre banco e fundos de investimento, com possível inflar de ativos e falhas graves de gestão de risco, em apuração que envolve cifras bilionárias.

O Banco Central do Brasil encaminhou ao Ministério Público Federal notícia de fato com indícios de fraude bilionária envolvendo o Banco Master e fundos administrados pela Reag Trust.

As operações suspeitas teriam ocorrido entre julho de 2023 e julho de 2024 e podem alcançar aproximadamente R$ 11,5 bilhões, segundo apuração preliminar.

Indícios apontados

A análise técnica indicou concessão de empréstimos seguida da aplicação dos recursos em fundos que adquiriram ativos de baixa liquidez por valores incompatíveis com o mercado.

Pontos destacados pelo Banco Central
  • Falta de critérios adequados de gestão de risco
  • Baixa liquidez e insuficiência de garantias
  • Possível mascaramento da real situação financeira

Relação com outras investigações

As suspeitas se conectam à Operação Carbono Oculto, que apura esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo estruturas financeiras complexas.

As informações também foram encaminhadas a outros órgãos de controle e podem subsidiar novas medidas administrativas e investigativas.

Próximos passos

As investigações seguem em andamento e eventuais responsabilizações dependerão do aprofundamento das apurações pelos órgãos competentes.

Fonte: Globo. G1

Imagem: Infomoney

Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X

Notícias Relacionadas

Receba as principais notícias jurídicas direto no seu e-mail

plugins premium WordPress

Não perca nenhuma notícia jurídica!

Receba as principais análises e atualizações do direito brasileiro direto no seu e-mail.